25/08/2014 08:00
Inovar sempre...Inovar sempre...

Prof. Lázaro Eurípedes Xavier

Acreditamos que a inovação é uma força propulsora que contribui para o crescimento sustentável das empresas e instituições.

No Brasil, embora seja o país da diversidade, inovar ainda é uma necessidade. O grande desafio é inovar por oportunidade.

Nesse sentido é preciso buscar novas formas de fazer... Esse caminho requer educação constante, desde os primeiros anos de escola. O empreendedorismo tem que estar na ordem do dia. Não como matéria de um curso específico, mas em toda estrutura acadêmica, assim como no meio empresarial.

A Coréia do Sul alcançou ótimos níveis de crescimento porque investiu em educação, especialmente na fundamental e em valorização dos professores.

Tudo passa pela educação. Educar para a família, educar para o trabalho, para a vida em sociedade, para nossa relação com o meio ambiente.

Outro desafio é promover o diálogo da escola com a empresa e vice-versa. A inovação por si só nada significa. Ela depende de pessoas motivadas, de investimento em pesquisa e investigação.

Precisamos mais do que motivar, inspirar as pessoas. As melhores inovações foram criadas em cenários de oportunidades.

O Brasil tem um cenário propício para a inovação, mas precisa sair da prática mecanicista da era industrial, verticalizada e opressora, para ambientes criativos que exalem autonomia e liberdade.

A inovação só tem sentido se trouxer soluções concretas para os problemas e com potencial de mercado. Parece um contrassenso falar em resultados mercadológicos, invocando liberdade e autonomia. Na verdade, as empresas precisam estimular as pessoas a inovarem com o sentido de utilidade.

Educar para a inovação é uma tarefa árdua que exige comprometimento, conhecimento e liderança.

A Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis – FUNTEC foi criada para fomentar a inovação. Desde a sua criação, em 1994, a FUNTEC vem tentando, por meio de parcerias e projetos promover a inovação em Goiás.

Não é uma tarefa fácil, mas devagar conseguimos apoiar a criação de incubadoras, a criação da Rede de Inovação, da Rede de Design e de outros projetos inovadores, como a Plataforma Tecnológica de Dados de Inovação.

Nosso objetivo é promover a inovação criando oportunidades!

 


Lázaro Eurípedes Xavier – Presidente da FUNTEC
 

Publicado em: 25/08/2014