03/06/2011 08:00
Quem SomosQuem Somos

A Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis – FUNTEC é uma entidade privada sem fins lucrativos que apoia e estimula a ciência e a inovação tecnológica no Estado de Goiás. Foi instituída em 24/11/1994 com o objetivo de promover, incentivar, motivar, fomentar e coordenar projetos, aprimorando tecnologias dos mais variados setores da sociedade, na busca do desenvolvimento local e regional, numa ação contínua e articulada.

A FUNTEC foi instituída por Entidades de grande relevância no Estado de Goiás, as quais representam diversos setores: agricultura e pecuária, indústria, educação, ciência e tecnologia, inovação, empreendedorismo e design.

A FUNTEC é hoje constituída pelas seguintes entidades mantenedoras e parceiras:

  • Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – FAEG
  • Federação das Indústrias do Estado de Goiás - FIEG
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG
  • Rede Goiana de Inovação - RGI
  • Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás – SEBRAE
  • Secretaria de Desenvolvimento - SED
  • Centro Universitário de Anápolis – UNIEVANGÉLICA
     

A Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis ajudou a criar duas outras instituições, também de grande relevância para Goiás: a Rede Goiana de Incubadoras, hoje Rede Goiana de Inovação - RGI e a Rede Goiana de Design.

As bases inspiradoras e de atuação da FUNTEC são a ciência e a pesquisa como fontes geradoras de negócios, produtos, processos e serviços, sempre com foco na inovação. Essas bases traduzidas em parcerias têm como objetivo central, interagir todos os agentes de inovação: instituições de ensino, empresas, centros de pesquisa, redes, empreendedores, mercados e governos, aproximando a academia, a empresa e a sociedade, na busca de soluções criativas para os problemas existentes em todos os níveis.

A atual Diretoria da FUNTEC é composta pelos seguintes membros:

Prof. Dr. Lázaro Eurípedes Xavier  

Presidente - Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Goiás - UFG, Especialista em Avaliação de Projetos de Desenvolvimento pela Bird IICA, com Mestrado em Economia Agrícola pela Esalq – Usp e Doutorado em Produção Vegetal pela EA – UFG.

Prof. Hélio Naves

Diretor Administrativo e Financeiro - Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Goiás, Hélio Naves foi representante dos professores da Escola Técnica Federal de Goiás por vários mandatos, Secretário Estadual de Educação de 1975 a 1977 e Diretor da Escola Técnica Federal de Goiás de 1979 a 1984.

Pedro Luiz da Costa Oliveira

 

Diretor de Tecnologia – Graduado em Ciências Contábeis pela UNEB - União Educacional de Brasília, Gestor em Empreendedorismo Inovador, Pós Graduado em Administração Financeira pela FGV e Pós Graduado em Gestão de Educação a Distância.

Publicado em: 03/06/2011